Página inicial > Últimas Notícias > 2º Encontro de Cartografia. De 6 a 9 de maio

2º Encontro de Cartografia. De 6 a 9 de maio

• Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 17h43
  • Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2019, 17h43

“Novas perspectivas da Cartografia na Amazônia” é o tema do 2º Encontro de Cartografia que será realizado no período de 6 a 9 de maio, no Campus da Universidade Federal do Pará. O 2º EnCart é promovido pela Faculdade de Geografia e Cartografia por meio de seus Laboratórios de Geografia Física (Lageof) e de Análise da Informação Geográfica (Laig).

A conferência “A cartografia escolar na formação docente” vai marcar a abertura do evento no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas. A palestrante convidada é a professora Maria Elena Ramos Simielli, docente da Universidade de São Paulo e pesquisadora da área de cartografia geográfica e cartografia escolar e do ensino de Geografia. Durante a abertura, ocorrerá uma homenagem ao geográfo João Carvalho, docente da disciplina Cartografia na FGC. Em seguida, haverá um momento cultural para lembrar o Dia do Cartógrafo, celebrado no dia 6 de maio.

Programação - Debates e trocas de experiências acadêmicas sobre a produção cartográfica, que auxiliem no ensino, na pesquisa e na construção da valorização da cartografia são o objetivo principal do 2º EnCart. Em torno disso, foi construída a programação de quatro mesas-redondas, que abordarão temas como a Cartografia Ambiental do Pará; A cartografia da zona costeira paraense; A Cartografia no Ensino e Cartografia e Geotecnologias.  Entre os palestrantes, além dos docentes da FGC e do Núcleo de Meio Ambiente, participam pesquisadores convidados de outras instituições,  como IBGE, Museu Goeldi , UFRA e USP, e representante da Secretaria Estadual de Educação do |Pará.

“Qualquer situação, social ou ambiental, requer um mapa. O instrumento é importante na demonstração de fenômenos sociais ou naturais, como queimadas, desmatamentos, trânsito, pontos turísticos, clima e outros. Porém grande parte da população ainda tem dificuldade de entender a importância da produção cartográfica. Um de nossos objetivos é deixar a cartografia mais popular, porém sem perder o teor cientifico e artístico que a cartografia exige”, explica o professor José Edilson Rodrigues, da coordenação do evento.

O encontro também pretende ser um bom espaço para o debate sobre o ensino da cartografia no Ensino Médio, tendo em vista que o Exame Nacional do Ensino Médio traz muitos mapas nas provas. “É de grande importância que possamos desenvolver, neste momento, um diálogo com esses profissionais de ensino e com futuros acadêmicos”, complementa  o coordenador.

Encerramento – A palestra de encerramento traz a Belém o coordenador da área de Cartografia da Prefeitura Municipal de São Paulo, Jânio Marcos Rodrigues Ferreira, para discorrer sobre “Os novos rumos para a cartografia e as geotecnologias”.

No último dia do evento, também serão ofertados os minicursos: Uso de drones para mapeamento; Cartografia tátil e elaboração de maquetes como recurso didático; Uso de GPS para mapeamento e Uso de SIGs na elaboração de mapas.

Público-alvo - O evento é destinado especialmente aos estudantes do Ensino Médio, graduação e pós-graduação, profissionais de Geografia e Cartografia e das mais diversas áreas da ciência que apresentem interesse pela cartografia nas mais variadas formas.

Inscrições - Para se inscrever no evento, será necessário o pagamento no valor estabelecido para cada categoria via depósito ou transferência para a conta, que está disponível no edital, possuir comprovante do depósito ou transferência e comprovante de categoria em formato JPEG e anexá-los ao formulário de inscrição no site do evento.

Para mais informações, os interessados podem acompanhar as notícias na página do evento no Facebook e no sitedo evento

Texto: Ascom/IFCH