Apresentação do Curso
O Curso de Geografia da Universidade Federal do Pará foi autorizado e reconhecido pelo Decreto 35.456/54. A graduação funciona desde meados da década de 50, especificamente, desde 1955. Até a década de 70 pertencia ao núcleo de Geociências (cursos de Geografia e Geologia). A partir de 1971, quando é transferido para o núcleo pioneiro do Guamá, e foram implantados os centros, o curso passa a pertencer ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
A última reforma curricular pela qual passou o curso, data do ano de 1988, sendo reajustado em 1992, quando foi realizada reforma para as duas habilitações, Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia. O curso passa a funcionar no regime seriado semestral, abandonando o sistema de créditos em disciplinas.
A Faculdade de Geografia da UFPA funciona no prédio principal do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH. A unidade ocupa três salas para administração do curso de Geografia e duas outras salas que se destinam ao Laboratório de Análise da Informação Geográfica – LAIG e a Sala de Análise e Representação Cartográfica, que atende, além dos alunos do Curso de Geografia, também os alunos dos cursos de Geologia e Turismo. As aulas do Curso de Geografia são ministradas no Espaço de Ensino Mirante do Rio.
O Curso de Geografia ainda dispõe de 7 salas de professores, destinadas a pesquisa, extensão e orientação de alunos, e 1 sala destinada ao Programa de Educação Tutorial do Curso de Geografia - PET/GEOGRAFIA, existente desde o ano de 1992.
Princípios Curriculares:
Os princípios curriculares adotados pelo curso são: o trabalho pedagógico como eixo de formação, sólida formação teórica; a pesquisa como forma de conhecimento e intervenção na realidade escolar; trabalho partilhado/coletivo; trabalho interdisciplinar; articulação teoria e prática e flexibilidade curricular.
No desenho curricular do curso, organizado em núcleos, as seguintes atividades curriculares são admitidas: disciplinas de caráter obrigatório; estágios curriculares; atividades de formação complementar; trabalhos integrado de campo e trabalho de conclusão de curso.
A avaliação da aprendizagem é vista enquanto um elo integrador, mediador entre objetivos e conteúdos e sua intencionalidade no processo de socialização. Será presente de forma permanente ao longo do processo ensino e aprendizagem, constituindo-se ela própria em instrumento de aprendizagem. O objetivo principal da avaliação deverá ser o de promover o processo de ensino-aprendizagem, assumindo conjuntamente pelos professores e estudantes.
A duração do curso será de 05 anos, com 3.804 horas, distribuídas em: Conteúdos de Natureza Científico-Cultural (disciplinas de formação geral, disciplinas específicas da geografia, disciplinas de conteúdo didático-pedagógicas e TCC); Prática em ambiente profissional; Estágio Docente; Atividades de Formação Complementares (com livre escolha dos discentes) e Trabalho de Campo, distribuídas nos seguintes núcleos curriculares:
- Núcleo de Formação Básica = 544 h
- Núcleo de Formação Específica = 1.938 h
- Núcleo de Formação Pedagógica = 544 h
- Núcleo de Estágios Profissionais = 510 h
- Núcleo de Atividades Científicas Complementares = 268 h
Objetivos:
- Formar profissionais capazes de realizar pesquisas sobre as características físicas e climáticas de uma determinada zona ou região, através de estudos de campo e aplicação do conhecimento de ciências correlatadas, como a Física, Geologia, Oceanografia, Metereologia, Hidrografia e Biologia, a fim de obter dados subsidiários que possibilitem o desenvolvimento econômico político-social da área em questão;
- Estudar as populações e as atividades humanas através da coleta de dados sobre a distribuição étnica, a estrutura econômica e a organização política e social de determinadas regiões ou países, para elaborar comparações sobre a vida sócio-econômica e política das civilizações;
- Assessorar organismos governamentais ou privados, em assuntos referentes à delimitação de fronteiras naturais e étnicas, zonas de exploração econômica, possibilidades de novos mercados e rotas comerciais mais favoráveis, pela realização de pesquisas e levantamentos fisiográficos, topográficos, estatísticos e bibliográficos sobre geografia econômica, política, social e demográfica, para proporcionar melhor conhecimento destes assuntos;
- Elaborar mapas, gráficos e cartas, por meio de coleta de dados e informações e de pesquisas locais, para ilustrar os resultados dos estudos.
Competências e Habilidades:
- Descreve e analisa as características de fenômenos físicos, terrestres e suas repercussões culturais;
- Avalia a transformação de meios culturais, físicos e biológicos, através dos processos de interferência levados a efeito pelo homem;
- Realiza levantamentos fisiográficos, topográficos, toponímicos e estatísticos, dos quais extrai dados sobre as atividades humanas, como a distribuição étnica, planejamento econômico e organização política;
- Assessora grupos empresariais no que se refere à questão de limites e fronteiras de terrenos, vias de comércio, zonas de mercado e de exploração econômica; produz estudos e relatórios de análise e impacto ambientais, bem como estudo sobre gestão do território e sustentabilidade.
- Elaborar mapas, gráficos e cartas, por meio de coleta de dados e informações e de pesquisas locais, para ilustrar os resultados dos estudos.
Onde atua:
Atua como profissional Técnico e/ou pesquisador em centros e instituições científicas e de pesquisas, órgãos de planejamento e desenvolvimento econômico - regional e setorial - e instituições de ensino fundamental e médio.
Titulação:
Licenciado Pleno em Geografia; Bacharel em Geografia
Duração:
Licenciatura: Mínimo de 10 e máximo de 14 semestres.
Bacharelado: Mínimo de 08 e máximo de 14 semestres.
Contatos:
cogeo@ufpa.br
(91) 3201-7996 / (91) 3201-7749
Redes Sociais