Página inicial > Apresentação > Menu Principal > Curso de Extensão sobre “Arte e Direitos Humanos”

Curso de Extensão sobre “Arte e Direitos Humanos”

Curso de Extensão sobre “Arte e Direitos Humanos”, com carga horária de 80h.
- Distribuídas em oficinas quinzenais, a serem realizadas por meio de plataformas digitais.
- As oficinas terão início no dia 13 de agosto e se estenderão até 15 de dezembro de 2021.

Projeto de extensão oferece oficina no Marajó

O Programa de formação de professores e professoras, coordenadoras (es) pedagógicos e rede de proteção de direitos articula arte e direitos humanos em profundo diálogo e vínculo com o ensino de graduação do campus de Soure/UFPA, da Faculdade de Geografia e Cartografia- IFCH-UFPA e da Escola de Teatro e Dança da UFPA e com  outros projetos de extensão e pesquisa no campo da formação de professores, de direitos humanos e da educação básica.

O programa será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Gurupá (SEMED-PMG) e objetiva promover a formação continuada de professoras (es), coordenadoras(es) pedagógicos e membros da rede de proteção em direito humanos do município de Gurupá. As formações em Direitos Humanos na escola serão mediadas por metodologias teatrais, técnicas de justiça restaurativa, grupos de crescimento com foco na escuta coletiva e saúde mental dos professores, bem como a utilização das tecnologias de informação e comunicação de modo a contribuir para a consolidação da escola como espaço de proteção. A ação  se justifica pela importância de formação em educação e promoção dos direitos humanos, sobretudo, em uma conjuntura em que a  crise de valores públicos, privados e da sociedade estão sob ataque, tornando a educação em direitos humanos urgente e necessária.

Parcerias - As atividades  tem  a parceria do Programa de extensão “Preamar Teatral” que já desenvolve ações e formação continuada de professores nas Ilhas de Belém (ETDUFPA/ICA); Projeto Escutar (Campus de Soure-UFPA), com o Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos, do Núcleo Transdisciplinar em Escola Básica (NEB/UFPA); do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE/NEB); da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de violência doméstica - Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), da Faculdade de Geografia e Cartografia e da Secretaria Municipal de Educação de Gurupá- SEMED-PMG. Pretende-se com isso, contribuir para a consolidação da escola e de outros ambientes educativos em espaços de proteção e promoção dos direitos e da dignidade humana.

O programa está sendo desenvolvido por meio do Edital nº 02/2019 – PROEXIA Marajó – Soure (PROEX-UFPA)
Coordenação: Drª Benedita Alcidema C.S. Magalhães (FGC-UFPA), Me. Ludmilla Cunha Ventura (DAEST-Campus Soure), Drª Inês Antonia Ribeiro (ETDUFPA-ICA)
Bolsista: Isabele Cristina de Souza Fonseca ( FGC)
Ruber Sarmento ( ETDUFPA)