Parceria FGC e Movimento de Emaús levará conhecimentos geotecnológicos e cartográficos à juventude do bairro do Benguí
O programa Cartografias Juvenis e o projeto FICGeo (Formação Inicial e Continuada em Geoprocessamento), sob a coordenação do Professor Dr. Tiago Barreto de Andrade Costa da Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC/UFPA) aprovados no Edital PROEXIA EMAUS 2019 e PIBEX respectivamente, levarão conhecimentos em geotecnologias e cartografia para adolescentes e jovens do ensino médio do bairro do Benguí atendidos pelo Movimento República do Emaús.
O projeto FICGeo tem como objetivo "capacitar adolescentes e jovens do Movimento República de Emaús para o uso de tecnologias de geoprocessamento, por meio de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), enquanto estratégia para construção de cartografias sociais e participativas dos territórios de juventudes do bairro do Bengui".
A parceria aproxima ainda mais a Faculdade de Geografia e Cartografia dos Movimentos Sociais e da periferia de Belém permitindo maior diálogo e formação dos estudantes da Licenciatura e do Bacharelado em ambientes educativos não formais, contribuindo para uma formação humana integral e sensível à realidade.
A equipe do projeto, sob a coordenação do professor Dr. Tiago Costa é formada pelos discentes Beatriz Castro Malato, Aelton Dias Costa, Jean Marcelo Cruz De Castro, Milton Santos Souza, Valdomiro Dos Santos Santos.
O Curso de formação Inicial e Continuada em Geoprocessamento, com carga horaria de 100h, está com as inscrições abertas na sede do Movimento República de Emaús, na Rua Padre Bruno Sechi, 17, no bairro do Benguí.
Redes Sociais