Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > A FGC e o CAGE exibirão documentário do VII Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira-Cinefront . Dia 26 de agosto
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A FGC e o CAGE exibirão documentário do VII Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira-Cinefront . Dia 26 de agosto

  • Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 13h30
  • Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2022, 15h30
A Faculdade de Geografia e Cartografia  (FGC) e o Centro Acadêmico de Geografia (CAG)E se unem ao VII Festival Internacional Amazônica de Cinema de Fronteira-Cinefront  e nessa parceria exibirão o  documentário  "S11D conflitos", seguido de debate com o   tema   "A Mineração e os conflitos na Amazonia" com a participação do  Prof. Dr. João Márcio Palheta da FGC e PPGEO; Samuel Amorin, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração- MAM; e o prof. Dr. Evandro Medeiros- da Faculdade de Educação do Campo da UNIFESSPA e da coordenação do Festival. O evento ocorrerá nesta sexta-feira, dia 26 de agosto , no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas , às 16h.
 
Sobre o documentário - Parte da trilogia Ferrovia Amazônia,  o documentário S11D Conflitos trata dos conflitos entre trabalhadores rurais sem-terra acampados e a mineradora Vale S/A, em Canaã dos  Carajás. A cidade é sede do maior complexo de exploração mineral do mundo, o projeto S11D, que demandou a duplicação da Ferrovia Carajás, visando a ampliação da capacidade de escoamento de minério extraído da região. Por sua vez, na busca pela ampliação da área de exploração mineral, os trabalhadores rurais sem-terra denunciam que a empresa se apossou de terras da União de maneira irregular. Áreas reivindicadas para fins de reforma agrária pelos trabalhadores rurais sem-terra.
Em junho de 2015, os sem-terra aproveitaram esse fato e passaram a ocupar as terras da empresa, forçando-a a acionar a Justiça e assim, a comprovar a titularidade das terras. Desde então, a área é foco de conflitos entre trabalhadores rurais sem-terra e a mineradora Vale S/A. Além disso, o município de Canaã dos Carajás vive um momento de intenso crescimento populacional, migrantes que chegam à região principalmente através da Ferrovia Carajás e que aumentam demandas por serviços, direitos sociais e infraestrutura, contrastando com o discurso de progresso veiculado nas propagandas da mineradora sobre os benefícios do projeto S11D para a região.
registrado em:
Fim do conteúdo da página