Página inicial > Últimas Notícias > II Simpósio Nacional Geografia, Ambiente e Território. 22 a 25 de novembro de 2022

• Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 12h37
  • Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 13h29

O Simpósio Nacional Geografia, Ambiente e Território (SIMGAT) é um evento organizado pela Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio) Ambiental/RP-G(S)A. Essa rede, que congrega atualmente mais de duas dezenas de pesquisadores de destaque de várias universidades e instituições científicas brasileiras (vide https://geografia-socio-ambiental.webnode.com/), foi criada em abril de 2017, com a precípua de
fomentar a pesquisa no campo da Geografia Ambiental, com uma ênfase especial na Ecologia Política.
A segunda edição do evento tem como tema “Políticas ambientais no Brasil: Desconstrução e Resistência”, acontecerá nos campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Estadual do Pará (UEPA), portanto, tem a particularidade de ser realizado na Amazônia, e deve trazer no seu âmago os conflitos e as resistências dos povos dessa região diante das diversas formas de pressão sobre os recursos naturais e os modos de vida locais. Este segundo evento reúne um grupo de pesquisadores de diversas universidades brasileiras (membros da Rede, na maioria) e de representantes dos movimentos sociais discutindo diversos temas da Amazônia. Um evento com a cara da Amazônia: assim pensamos a construção do II SIMGAT, onde “Tapiris”, “Puxiruns” e “Varadouros” correspondem, respectivamente, às Mesas, aos Grupos de Trabalho e aos Trabalhos de Campo. No total, são seis Tapiris dois Puxiruns e dois Varadouros organizados ao longo de quatro dias de atividades. O detalhamento dessa estrutura está na programação detalhada do evento (ver o link no card de divulgação). O evento conta com o apoio da CAPES, FAPESPA e PROPESP (UFPA) e na frente da organização local estão os professores Marcia Pimental, da UFPA e Fabiano Bringel, da UEPA.