Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seleção de Bolsa de Pesquisa PIBIC/CNPQ (Iniciação Científica)

Seleção de Bolsa de Pesquisa PIBIC/CNPQ (Iniciação Científica)

• Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2023, 13h50
  • Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 13h50

Seleção de Bolsa de Pesquisa PIBIC/CNPQ (Iniciação Científica) - Discentes de curso de Graduação em Geografia (Licenciatura e/ou Bacharelado)
Este formulário de inscrição destina-se a seleção de bolsistas para compor o quadro de bolsistas discentes pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo e Patrimônio - vinculado a Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA, Campus Guamá, Belém-do Pará, no Instiuto de Filosofia e Ciências Humanas e coordenado pela professora Dra. Maria Goretti da Costa Tavares, Professora Titular da Universidade Federal do Pará.

Comunicamos aos alunos de graduação em Geografia (Licenciatura e/ou Bacharelado) interessados em desenvolver atividades acadêmicas no âmbito da Iniciação Científica. A pesquisa desenvolvida pode ser utilizada para a elaboração de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Número de vagas: 02 bolsas Pibiq/CNPQ e possibilidade de seleção de voluntários

Dentre os requisitos para a seleção do/a bolsista, estão:

-  Ser discente de Curso de Graduação em Geografia (Bacharelado e ou Licenciatura), a partir do segundo semestre concluído;
Ter interesse de pesquisa na área de Geografia do Parimônio;
- Possuir currículo lattes atualizado e cadastrado na plataforma Lattes;/CNPQ;
- Dispor de horários flexíveis para a realização da pesquisa (a carga horária não sobreporá as atividades acadêmicas do/a bolsista);
- Não possuir vínculo de bolsa empregatício ou de qualquer outra bolsa de trabalho, pesquisa, ensino ou extensão;
- Possuir interesse e disponibilidade em realizar trabalhos de campo (observação, aplicação de entrevistas, registro fotográfico e trabalhos em equipe);
- Possuir interesse em temáticas relacionadas à memória, cultura, patrimônio culturas e práticas sociais.

Habilidades requeridas:

- Capacidade de comunicação escrita e oral;
- Habilidades com software de mapeamento (desejável);
- Trabalhar bem em equipe, compartilhando dúvidas e soluções
- Proatividade

Desempenhará as seguintes funções:

- Participar do Projeto Roteiro Geo-Turístico como monitor/a e/ou pesquisador/a
- Leitura e debate da bibliografia básica relacionado ao projeto de pesquisa a ser desenvolvido
- Produção de relatórios e textos acadêmicos
- Participar de reuniões online e presenciais
- Participar de oficinais e outras atividades ao longo do desenvolvimento do projeto;
- Cumprir 20 horas semanais presenciais na sala de pesquisa do grupo.

Valor mensal da bolsa de pesquisa: R$ 700,00. Válida por 12 meses (período de 01 de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024).

Coordenação: Profa. Dra. Maria Goretti da Costa Tavares, Faculdade de Geografia e Cartografia, UFPA.

Para participar da seleção:

- 1ª Fase: envio do currículo e histórico acadêmico por meio deste formulário, até o dia 03 de julho de 2023 (segunda-feira), pelo link: https://forms.gle/aF35Z9rECUH7cfsJ7.

Resultado : 04 de julho de 2023, com agendamento das entrevistas

- 2ª Fase: entrevistas, a serem agendadas com os selecionados, entre os dias 05 a 06 de julho de 2023 na sala de pesquisa do grupo GGEOTUR, Faculdade de Geografia, Altos do IFCH, Campus do Guamá, Belém, Pará (somente presencial).
registrado em: